Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 06/05/2017 22:12:34

Primeira Rústica de São Salvador é realizada com sucesso

Atletas Salvadorenses deram show, tendo conquistado excelentes classificações neste primeiro evento

No último sábado, 06 de maio, foi realizada, com muito sucesso, a Primeira Rústica de São Salvador. Em uma tarde ensolarada, o evento recebeu diversos atletas, tanto de Salvador das Missões, quanto vindos de outros municípios da região. O público que veio para assistir o evento também foi em grande número, aproveitando ainda as demais atrações do evento, como a exposição de artesanato e produtos coloniais.

Animada pela Banda Municipal, fato este que chamou a atenção, principalmente dos visitantes, a tarde foi de muita torcida pelos atletas, e apesar de toda a competição, no clima do local, prevaleceu o cultivo das amizades entre os participantes. As soberanas, símbolo da beleza e simpatia do município, também chamaram a atenção dos presentes, tendo sido bastante solicitadas para registros fotográficos.

Segundo os organizadores do evento, da M2 Running, a classificação da qualidade do evento não pode ser menor que ‘sucesso’, pois a participação da comunidade e a organização pela Administração Municipal fizeram com que o evento transcorresse da melhor forma possível, sendo, portanto, mais um incentivo à prática esportiva.

Os atletas deram um show à parte, completando provas que deixaram todos muito surpresos, principalmente pelas características geográficas do município, onde, sem dúvida, o maior desafio da tarde, foi para os que participaram da modalidade 5.000 metros, tendo sido necessário a subida por duas vezes do extenso cerro que dá acesso à igreja, o que para os atletas não parece ter sido um desafio tão grande assim, tendo, o primeiro colocado, completado a prova em cerca de apenas 15 minutos.

Falando nas modalidades, além dos desafiadores 5000 metros, também foram disputadas as modalidades de 500 metros e 1.500 metros, divididas por diversas categorias, definidas por idade e gênero. 

Na categoria de 500 metros, vale destacar o Campeão Geral, Marvim Henrique Janner, Salvadorense, que completou a prova em pouco mais de 1 minuto. Outro destaque desta modalidade, foi a participação do casal Beata e Ivo Heckler, conhecidos pela sua marcante participação nos Grupos da Terceira Idade, que em pouco mais de dois minutos, cumpriram a prova com sucesso. Um terceiro ponto a destacar, ainda nos 500 metros, foi a numerosa participação de atletas de Salvador das Missões, mostrando desta forma, o acerto da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em investir nesta modalidade esportiva. No total, 38 atletas participaram da modalidade. 

A categoria de 1.500 metros, que já envolve uma dificuldade maior, pelo tamanho da pista e pela natureza geográfica do trecho, não intimidou os 22 participantes, tendo destaque o campeão geral, da equipe Acelcor, Keviny Moreira da Silva, tendo completado o percurso em pouco mais de 4 minutos e meio. Dentre os Salvadorenses, Keniel Vieira Lino, levou a melhor, conquistando a terceira colocação com um tempo próximo aos 5 minutos.

Já os atletas que se encorajaram a participar dos 5.000 metros, foram bastante incentivados pelos presentes, pelo grande desafio que envolve o cumprimento da prova. O primeiro colocado, Ricardo Rudek Sebucki, de Santo Ângelo, cumpriu a prova em pouco mais de 15 minutos, dois a menos que o primeiro colocado Salvadorense na categoria, Aécio da Luz.

Segundo a avaliação do Prefeito Daniel Gorski, que conduziu o início da premiação, a participação dos munícipes e visitantes é um ponto a destacar, afirmando que, se na sua primeira edição, a Rústica de São Salvador já reuniu tão importantes atletas, é porque este é um evento que deve ser continuado e incentivado cada vez mais, ampliando ainda mais o número de participantes, incentivando atletas Salvadorenses, e recebendo bem quem vem de outras localidades, como nesta edição que contou com esportistas de mais de 10 equipes diferentes. O prefeito aproveitou ainda para agradecer à Brigada Militar e a Secretaria da Saúde, pelo acompanhamento dos atletas, garantindo a inexistência de problemas durante as provas.

Para Jarbas Lenz, da Secretaria que idealizou o evento, o sucesso conquistado com esta primeira edição é que motiva a buscar a realização anual do mesmo. Aproveitando a presença do público, fixou o convite para a Segunda Rústica de São Salvador, que será realizada no dia 05 de maio de 2018.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min