Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 09/04/2020 09:52:30

NOTA PÚBLICA - Nº 01/2020, de 03 de abril de 2020

Conforme orientações da FAMURS e UNDIME e UNCME/RS, nas escolas municipais, a recuperação das aulas será, dentro do possível, presencial.

Estamos passando por um momento em que precisamos de muita calma, paciência e coragem. A crise que estamos enfrentando não tem precedente e ainda não há respostas para muitas perguntas.

No momento, a prioridade é buscar ao máximo evitar a proliferação do Coronavírus seguindo as orientações e as recomendações técnicas de higiene e afastamento social. Afinal, de acordo com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esse vírus já causou mais de 30 mil mortes em todo o mundo. No Brasil, o vírus está em estágio inicial e já contabilizou, até o dia 28 de março, 114 mortes e 3.904 casos oficialmente confirmados. Diante disso, recebemos algumas orientações de entidades como FAMURS e UNDIME e UNCME/RS, conforme documentos que serão encaminhados a vocês, ressaltando a imperatividade e importância da manutenção do isolamento social, observando sempre a curva de crescimento do número de contágios no Brasil e o impacto das medidas já tomadas. 

O primeiro decreto municipal relacionado ao problema (nº55/2020) – determinou a suspensão das aulas com posterior recuperação das horas aulas. Como secretaria, garantimos a reformulação do calendário escolar assim que surgirem notícias do final dessa crise. É momento de nos resguardarmos e cuidarmos do bem mais precioso que temos: a vida!

Diante disso a Secretaria Municipal  de Educação, considerando o Decreto Municipal nº 070/2020, de 02 de abril de 2020, que acata a publicação do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, reiterando a declaração do Estado de Calamidade  pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), e da outras providências, vem por meio desta nota pública tranquilizar a comunidade e informar que a equipe de Gestores, os profissionais da Educação, juntamente com o Conselho Municipal de Educação está discutindo e planejando ações para continuar garantindo o padrão de qualidade e excelência no processo de ensino aprendizagem das escolas municipais.

Seguindo as orientações da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme-RS) informamos que, nas escolas municipais de Salvador das Missões, a recuperação das aulas será, dentro do possível, presencial.

Fica definido que, a partir do momento em que os alunos (com aval dos órgãos de saúde) voltarem para a escola, reorganizaremos o calendário escolar e não mediremos esforços para adequar o espaço e o tempo necessários para oportunizar aulas com a mesma qualidade e eficiência de sempre. 

No processo de reorganização do calendário escolar/2020, primeiramente esgotaremos todas as possibilidades para cumprir o número de horas/aula exigidos por lei, (conforme regulamentação da medida provisória, editada pelo governo federal) de maneira presencial. Para isso utilizaremos estratégias como ampliação da jornada diária, aulas em turno inverso, sábados letivos, uso de períodos de recesso, entre outras alternativas que garantam a aprendizagem significativa dos alunos.

Nesse momento precisamos ter calma e cautela, conforme determinação dos órgãos de saúde o melhor neste momento é garantir a vida de todos os nosso objetivo será primar pelos princípios da equidade e da qualidade social na oferta da Educação Pública. 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min