Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento

Publicado em 10/05/2017 10:59:12

Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolverá Plano Municipal de Saneamento Básico de Salvador das Missões

O evento contou com diversas autoridades, que aproveitaram o encontro para enaltecer a importância da organização dos municípios no que tange o Saneamento

O Prefeito Daniel Gorski, acompanhado do Secretário Municipal da Assistência Social e do Idoso, Claricio Damke e do Engenheiro Civil da Prefeitura, Pedro Kraemer, participou de um evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e ocorrido na FAMURS. O objeto do encontro, é o pontapé inicial de uma parceria do Município de Salvador das Missões com a renomada UFRGS, que propõe ao município a confecção, de forma gratuita, do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O evento contou com diversas autoridades, que aproveitaram o encontro para enaltecer a importância da organização dos municípios no que tange o Saneamento Básico. A FAMURS, esteve representada pelo senhor Paulo Azeredo Filho; Andréia Malmann, representou o TCE; Dr. Débora Menegati, participou representando o Ministério Público. O evento contou também com a participação do Dr. Dieter wartchow, da UFRGS, coordenador dos trabalhos.

Da região das Missões, apenas Salvador das Missões e o município de Garruchos estão participando do projeto. O objetivo da Universidade é de estudar a realidade local afim de definir a melhor solução para a coleta e distribuição da água, além da destinação de esgoto, resíduos sólidos e do lixo. No total, 30 municípios participam, todos do Rio Grande do Sul.

A UFRGS irá prestar apoio técnico especializado presencial e remoto aos municípios selecionados, visando à elaboração da minuta do Plano. O projeto pretende compartilhar expertise e saberes com técnicos do NICT da Funasa e com técnicos dos municípios participantes. A equipe da UFRGS contará em uma primeira etapa com a participação de cinco professores e 10 alunos de graduação e pós-graduação.

O prefeito Daniel Gorski salienta que está animado com o início do projeto, visto que, nos relatos dos professores e técnicos, pôde-se perceber, que além de todo o projeto que poderá solucionar os problemas com o Saneamento Básico, a participação da Universidade neste processo trará economias ao município, através da apresentação para aplicação de tecnologias mais eficientes, com as quais poderá acontecer diminuição nos custos, por exemplo, de energia gasta no bombeamento de água dos poços artesianos.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min