Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 20 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 15/07/2019 15:46:12

Saúde do Homem: promoção e prevenção à Saúde Integral do Homem

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) instituída pela Portaria GM/MS nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da Rede SUS, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, sob a perspectiva relacional de gênero e na lógica da concepção de linhas de cuidado que respeitem a integralidade da atenção, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbimortalidade e melhores condições de saúde desta população. 

Seguindo as diretrizes desta política a Unidade Básica de Saúde de Salvador das Missões trabalha com acesso e acolhimento voltados a saúde do homem. O trabalho é diário e realizado cada vez que o usuário procura o sistema, mas tem sua diferenciação no agendamento das consultas para a Saúde do Homem, este agendamento objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados. 

As consultas para a Saúde do Homem acontecem todas as sextas-feiras pela parte da tarde na UBS, momento de cuidado e atenção para o homem, através de acolhimento, escuta qualificada e roda de conversas. 

Mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia de seu direito social à saúde é um dos desafios dessa política. Ela pretende tornar os homens protagonistas de suas demandas, consolidando seus direitos de cidadania.  Aliada nesta mobilização está a UBS Salvador das Missões que conta com equipe qualificada e pronta para atender as demandas da comunidade. 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min