Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 26 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 11/12/2019 16:30:52

Salvador das Missões pioneiro no controle de borrachudos

O Município de Salvador das Missões, através da Secretaria Municipal de Saúde, equipe da vigilância, iniciou um trabalho de controle e combate ao borrachudo. Trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e equipe municipal, torna Salvador das Missões município pioneiro com este trabalho na região e, dos 496 municípios do RS, apenas 69 participam do programa.

Insetos da família Simuliidae, são popularmente conhecidos como borrachudos ou simulídeos. No Rio Grande do Sul seu controle é realizado com larvicida biológico à base de Bacillus thuringiensis variedade israelenses, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (SES-CEVS/DVAS). A aplicação é realizada nas nascentes, córregos e riachos onde se desenvolvem os insetos, sendo que necessitam de água corrente para que se desenvolvam suas larvas.

A situação dos insetos desse grupo no Rio Grande do Sul é preocupante. Há relatos de ataque em grande número de municípios e a expansão da área geográfica colonizada com o inseto cresce rapidamente.

Em ação realizada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de Salvador das Missões, foram feitas aplicações do larvicida biológico na sede do município e na Vila Santa Catarina, nos dias 02 e 06 de dezembro. O controle dos mosquitos deve ser realizado respeitando-se o cronograma estabelecido através de estudos feitos sobre o ciclo de vida dos borrachudos, sendo repetido periodicamente durante a temporada de atividade dos mesmos. Estima-se conforme estudos que, com a aplicação do larvecida diminua em até 80% a infestação do borrachudo. Com este trabalho mostramos que a equipe de saúde está se empenhando em cuidar da saúde das pessoas.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min