e-sic
Acessibilidade ☰
◑ Alto Contraste [alt+5]
Rodapé [alt+4]
Busca [alt+3]
Menu [alt+2]
Conteúdo [alt+1]
SALVADOR DAS MISSÕES
PREFEITURA MUNICIPAL
"Olhar para frente. Olhar por todos!"
Encontre notícias e documentos do Portal Municipal
Clique para mostrar acesso rápido aos portais ▼
NOTÍCIAS
MÍDIA / NOTÍCIAS
Publicado em 13/09/2018 15:54:42
por Adriel Staudt Schardong
Projeto visa ampliar e modernizar estruturas para a suinocultura
Trabalho objetiva incrementar renda das famílias que atuam no setor
Visualizada por 1519 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Foto mostra nova estrutura instalada na propriedade da família Sturm
Um amplo projeto desenvolvido pelas secretarias da Agricultura e Obras tem feito a diferença nas propriedades de alguns munícipes. O projeto visa a ampliação das estruturas voltadas à suinocultura, ou seja, objetiva a construção de novos chiqueiros.

A atual Administração Municipal sempre tratou a sucessão rural como um assunto que merece muita atenção, visto a situação do município que é essencialmente agrícola e em sua maioria formado por agricultores familiares. Por isso, encontrar maneiras de auxiliar o desenvolvimento no campo é tão importante para que se pense o futuro, vislumbrando a manutenção do cenário ou percebendo que aqueles antes pequenos, podem ser grandes empresários rurais.

Neste espectro, as Secretarias responsáveis por esta área disponibilizam o trabalho dos equipamentos e mão de obra públicos, concentrando-se basicamente na preparação do terreno, ou seja, terraplanagem. Este serviço, se fosse necessário ser pago pelos beneficiados, teria um custo superior a R$ 15.000,00 por proprietário, o que poderia inviabilizar o investimento.

Na propriedade do munícipe Roque Kaefer, após a conclusão da terraplanagem foi levantada uma nova estrutura que comportará cerca de 1.500 suínos. A obra aguarda apenas a liberação dos órgãos fiscalizadores para que a operação seja iniciada. Na família, algo ainda mais positivo: o filho Cleiton, que estava fora do município, atuando como auxiliar de aviação agrícola em Uruguaiana, retornou a Salvador das Missões e à propriedade, trazendo consigo a esposa Andreia e ainda dois filhos. Isso prova que é possível profissionalizar e apostar na atividade. Na nova estrutura os suínos serão trabalhados na forma de terminação para uma multinacional de carnes, instalada em Santa Rosa.

Na propriedade da família Sturm, a nova estrutura construída deverá comportar 1.000 suínos. O novo prédio possui 110 metros de comprimento e conta com um sistema de autolimpeza, o que facilitará a vida da família que poderá se dedicar a outras atividades. Juntamente com o senhor Arno Afonso, a esposa Teresinha Scherer Sturm afirma que o desenvolvimento da propriedade também está ligado ao interesse das filhas na atividade. Este é o segundo chiqueiro que a família constrói. Ao lado, uma estrutura com 640 porcos já está em funcionamento por cerca de 7 anos. O agricultor salienta que sem o trabalho do município a obra não seria possível, pelo seu alto investimento e porque os custos envolvidos na atividade são altos, principalmente o pagamento do financiamento de 10 anos e a manutenção da estrutura toda.

Indo ao lado oposto do município, encontramos a família de João e Rosana Dillemburg. Nessa propriedade também encontramos uma grande obra, já em fase de conclusão, que terá espaço para 500 porcos, dobrando a área disponível até o momento na propriedade. Os pais também afirmam que aceitaram o desafio proposto pela obra acreditando na permanência do filho Fernando na atividade. A família também salienta o alto custo da obra e o indispensável apoio do município, e afirma que é necessário o investimento visto que cada vez mais as grandes empresas buscam aqueles produtores que “valem a pena”, ou seja, aqueles que investem e apostam nas grandes quantidades, no volume de produção.

No ano de 2017, a suinocultura representou o maior faturamento considerando as notas de bloco de produtor rural emitidas no município. 

O Prefeito Daniel Gorski afirma que é necessário que exista um programa específico para o desenvolvimento dessa área no Município, por ser esta uma oportunidade de somar ao orçamento das famílias, estas que em alguns casos concatenam esse trabalho ao cuidado com o gado leiteiro. Gorski afirma ainda que vê o resultado do trabalho das Secretarias de Obras e Agricultura com muita alegria, pois isso transforma as propriedades e anima as pessoas que atuam nos locais, além de incentivar a permanência ou retorno de salvadorenses no Município.

O prefeito lembra ainda que o Administração Municipal tem objetivo de seguir incentivando a atividade rural e que as demandas podem ser encaminhadas e serão realizadas dentro das possibilidades das pastas responsáveis.
Mais imagens vinduladas
LOGIN SISTEMAS
SISTEMAS / LOGIN