Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 14/02/2020 11:01:58

Profissionais da educação do município participam de jornada pedagógica

A Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMECELT), iniciou na última terça-feira, dia 11 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2020, com o tema “Saberes Docentes: planejamento e metodologias”, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Conforme proposto no Documento Orientador do Currículo Municipal (DOCM), construído no ano passado pelos profissionais da educação de todo o município, as formações do início deste ano letivo visaram debater assuntos relativos aos desafios decorrentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que partem da realidade enfrentada pelos profissionais do nosso município.

Na terça-feira, dia 11 de fevereiro, o tema em pauta foi planejamento, trabalho com competências e habilidades e elaboração de planos de trabalho dos professores conforme a BNCC, com a professora mestra Marli Lago. A programação inicial contou com a participação da secretária da educação, Sra. Karina Spohr, que recepcionou os profissionais da educação do município. O prefeito, Sr. Daniel Gosrki, ao cumprimentar os presentes, discorreu a respeito da importância de os profissionais estarem em constante aperfeiçoamento, elogiando as escolas pelo trabalho apresentado em anos anteriores.  

Na quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o tema trabalhado foi voltado às metodologias ativas de aprendizagem e projetos pedagógicos. A palestra foi ministrada pela professora, mestra em Letras, Betyna Preischardt. Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Alimentação Saudável, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

O projeto visa mobilizar e orientar as escolas a realizarem atividades com todos os alunos, possibilitando a reflexão e a adoção de hábitos que priorizem a ingestão de alimentos saudáveis, in natura ou minimamente processados, no lugar dos alimentos ultraprocessados ou industrializados. O projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2020 e envolverá as duas escolas municipais e o colégio estadual de Salvador das Missões, com diversas atividades como: oficinas orientadas pela nutricionista, palestras, teatro, concurso de desenhos, além das atividades que estarão sendo desenvolvidas por cada escola.

Em paralelo, as funcionárias responsáveis pelos serviços gerais e merenda das escolas municipais participaram de uma oficina ministrada pela nutricionista do município, Marília Kaefer, com a temática: Boas práticas para manipuladores de alimentos. Esse encontro ocorreu nas dependências da EMEI Raio de Luz, na tarde de quarta-feira.

Os eventos acima foram organizados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, marcando o início das atividades do ano letivo e constituindo-se como momentos formativos importantes para o diálogo entre conhecimentos acadêmicos, saberes e fazeres necessários à prática educativa.

Além desses eventos, cada escola organizou e organizará suas atividades para recepcionar pais e alunos durante a semana que antecede as aulas. A EMEI Raio de Luz realizou a primeira reunião com pais, professores e monitores na noite da terça-feira, dia 11 de fevereiro, e as aulas tiveram início no dia 13 de fevereiro na modalidade CRECHE. A modalidade pré-escola iniciará as atividades no dia 17, próxima segunda-feira. Na EMEF Pe. Afonso Rodrigues, a reunião com pais, responsáveis e educadores será nesta sexta feira dia 14 e as aulas iniciam na próxima segunda-feira dia 17.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min