Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 25 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 31/08/2019 12:24:35

Documento Orientador Curricular do Município de Salvador Das Missões é Apresentado à Comunidade

No dia 29 de agosto ocorreu mais um “Dia D” de estudos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e reformulação curricular. O município de Salvador das Missões optou em realizar neste dia o Seminário Municipal de Educação e apresentar e realizar a entrega oficial do seu Documento Orientador Curricular do Município ao Conselho Municipal de Educação. 

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do Prefeito Daniel Gorski, das equipes de professores e funcionários das escolas situadas no município: Colégio Estadual João de Castilho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Afonso Rodrigues e Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, bem como a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMECELT), Secretária Karina Spohr, e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME). 

Em sua fala inicial a Secretária Karina enfatizou a importância deste evento, pois o Documento Orientador Curricular do Município de Salvador das Missões pautará a reformulação curricular que as escolas estão desenvolvendo neste ano. O Documento é resultado da mobilização de diversas frentes e foi construído de forma coletiva, por profissionais preocupados com o nosso ensino. A construção deste proporcionou importantes momentos como a integração dos professores das redes municipal e estadual de ensino, para juntos discutirem assuntos importantes que definem a educação territorial. 
 
No ato, o prefeito Daniel ressaltou a importância deste documento para a educação dos alunos, pois pela primeira vez o município tem a oportunidade de incluir a sua cultura local em um documento curricular, pois estudar sobre a vida no campo, sobre a nossa realidade, proporciona a formação de cidadãos que gostem do local onde vivem e tenham vontade de permanecer e trabalhar pelo desenvolvimento de seu território. 

Após a explanação do documento, que contém aproximadamente 2.025 páginas, o mesmo foi entregue pela Secretária em um pendrive, ao Conselho Municipal de Educação. A Presidente do CME, Sra. Miriam Stoffels ao receber a cópia do documento, ressaltou a importância deste, e afirmou que o mesmo estará sendo analisado pelo conselho a partir do mês de setembro.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo espera que a caminhada realizada no decorrer da construção deste documento tenha oportunizado a todos os professores importantes reflexões a respeito de vários fatores que compõem a educação formal das nossas crianças e jovens. Esperamos que realmente cada um e cada uma tenha refletido não só a respeito de teorias da educação, mas também sobre a sua prática pedagógica, sobre a forma como aprendemos, sobre o que podemos manter ou incrementar em nossa prática pedagógica. E que esse trabalho, realizado de forma conjunta, tenha bons frutos na educação de nosso município.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min